segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Alma carioca

Minha paixão pelo Rio veio desde sempre, aquela coisa de criança, das novelas etc...até eu me apaixonar por alguém de lá e me envolver profundamente com a cidade e me sentir um pouco carioca também. E concordo com a Danuza, cada vez que pouso na cidade maravilhosa, é o mesmo deslumbramento vê-la do alto.

Bem, mas tudo isso é para falar pelo meu encantamento com o documentário Alma Carioca, um olhar sobre a cidade pela  moda e pela própria cidade, com direção de Richard Luiz e produção da Luminosidade (de Paulo Borges)

E também de quanto tenho me apaixonado também pela moda do Rio, e concordo com Ana Magalhães (estilista da Maria Bonita Extra) quando ela diz que o Rio de Janeiro tem mais a contribuir para a moda, do que a moda para o Rio de Janeiro.

É uma moda descontraída e democrática, que tem a cara da cidade. E acho que devemos muito olhar pra ela para entender a identidade da moda brasileira...Já que o Rio é a cara do Brasil, é o cartão postal brasileiro.

É incrível como nos últimos tempos as marcas cariocas tem virado febre e contagiado todo mundo seja com sua energia e colorido, seja por suas modelagens soltas e descontraídas. E taí a palavra de ordem da moda carioca, descontração. Tudo é tão livre, tão natural e genuína. E quando vc está lá, não consegue se vestir de outra maneira, parece que não encaixa, não cabe no lugar, não alinha, uma montação naquele calor, naquele clima tão livre.

Acredito muito na moda do Rio como vitrine para a moda brasileira lá fora. E devíamos nos inspirar nela, nessa verdade, na real leitura de um estilo de vida transposto para o design, o local sem perder o global. Pois é contemporânea, é atual...mas tem a sua própria cara. Esse jeito carioca de ser...a Alma Carioca.


Não consegui colar as outras duas primeiras partes, mas pode ver aqui (parte 1) e aqui (parte 2)

Nenhum comentário:

BlogBlogs.Com.Br